Tuesday, July 29, 2008

Nocturno

Adoro ouvir Bernardo Sassetti. Tenho uma amiga que conhece uma rapariga a quem ele pediu em casamento (e que o recusou) e penso dela "grande tola". Depois lembro-me da Beatriz Batarda e acho que ele levou a melhor. Mas passando o fait divers: na contracapa do seu álbum "Ascent" há uma citação ímpar: "everybody´s life has some rain in it".

O contraste com a delicadeza e a melancolia do álbum, do músico e da frase não poderia ser maior, mas há dias transfigurei a citação para um devaneio privado: "everybody´s life has some Almodóvar in it". Li no Blitz que foi lançada de fresco uma colectânea das canções dos filmes dele, mas a primeira leva, totalmente pré-"Tudo sobre a minha mãe", já a tenho há muito. As ditas saltam-me da cartola em alturas estratégicas; são pirosas, pungentes e estupidamente desarmantes. Tenho 3 preferidas: a caribenha "Sali porque sali", a espanholíssima "Resistiré" e a jóia da coroa, "Puro teatro", cantada por uma senhora de uma enorme voz, amarga e sardónica, chamada La Lupe. Almodóvar sabe tudo o que há a saber sobre a tragicomédia das nossas vidas. Ouço, canto, abano-me, esgoto a humanidade indecente que há em mim.

Troco o CD.
Recosto-me. O piano pinga agora suavemente, elegante, o "Nocturno". Some rain comes over.

No comments: