Monday, August 11, 2008

Leituras de fim de semana (1)

Escreve regularmente na "Sábado" um senhor que é apresentado com o nome de Alberto Gonçalves, sociólogo. O senhor não escreve mal, mas é azedo, antipático mesmo. Demasiado. Das vezes que o li, não me lembro de lhe ter apanhado um elogio a nada. Tudo o estorva, tudo o insulta, nada o contenta. A coisa intriga-me: pela fotografia, o sujeito não se afigura mal-parecido; autocognominando-se sociólogo, aquilo que geralmente diz não podia ser mais anti-social; por fim, não há nada de errado em ser-se de direita como ele tão esforçadamente demonstra, mas daí a assumir a missão de ter que zurzir no mundo daquela maneira verrinosa, vai uma distância. De onde raio lhe virão tão maus fígados?

Para dizer mal, falta-lhe a genuína habilidade e graça de um João Pereira Coutinho que, sendo também de direita, sabe rir-se e ser mordaz com grande inteligência e invejável arcaboiço intelectual. Este, que exerce o seu métier com inigualável estilo, não precisa da muleta de nenhuma "profissão especialista": é excelente a escrever, e é quanto nos basta e sobra. E acima de tudo, sabe como dizer mal e sabe quando dizer bem.

Porque sempre desconfiei de dois tipos de pessoas: as inseguras (que são, quase sempre, muito perigosas) e as que só sabem dizer mal.

No comments: